Contagem regressiva

Guia Infantil

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

32 semanas

Falta tão pouco e ao mesmo tempo falta tanto...
Apenas 8 semanas ou 56 dias. Pra uma mamãe ansiosa, uma eternidade.
Mas estou tocendo pra que passe bem rápido!
Tudo está praticamente pronto.. domingo vou conhecer a maternidade e pegar a lista das coisas que tenho que levar. Já quero deixar tudo pronto pra qualquer imprevisto..
Estou me sentindo bem, a azia melhorou.. só sentindo algumas fisgadas no pé da barriga, ô coisinha chata!
Hoje o fotógrafo me entregou o cd com as fotos editadas.. lindo demais! Não vejo a hora de ver o álbum impresso, já com as fotinhas da minha princesa.
É isso.. vamos ver o que acontece no fantástico mundo do útero?

O bebê está com cerca de 38 cm de comprimento e pesando quase dois quilos. Está em fase de acentuado crescimento e ganho de peso. Espera-se que, a cada semana, daqui até o parto, ele ganhe de 200g a 250g, crescendo de 1 a 2 cm. Em partos ocorridos nessa fase, o bebê tem 85% de chance de sobreviver.
Embora os pulmões estejam entre os últimos órgãos do bebê a amadurecer, seu filho já inspira o líquido amniótico, treinando para respirar e exercitando os pulmões. É possível enxergar o movimento da respiração num exame de ultra-som.
Cabelo grosso ao nascer não quer dizer necessariamente que a criança vá ter cabelo grosso mais tarde, mas bebês que nascem com o cabelo bem fininho tendem a ter cabelo fino quando adultos.
Lá dentro do útero, ele parece tão distante do mundo... Mas seu bebê está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Ele percebe os ruídos – embora o som seja abafado pelo líquido amniótico – e, acredite, pode acompanhar com os olhos uma fonte de luz que esteja se movimentando próximo à barriga. Aliás, ele consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça. Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para brincar.
É provável que você esteja engordando até meio quilo por semana. Isso acontece porque nas últimas sete semanas de gravidez o bebê ganha metade do peso total que terá ao nascer. É bom garantir, portanto, que você esteja comendo bem nesta reta final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário