Contagem regressiva

Guia Infantil

terça-feira, 9 de março de 2010

37 semanas

Como você está:
37 semanas. A partir de hoje o bebê não é mais considerado prematuro, já está pronto para vir ao mundo. Que nervoso que dá!!!
Hoje cedo fui fazer um ecocardiograma fetal, já que o exame de doppler tinha dado uma leve arritmia.. graças a Deus deu tudo normal, só achei chato pq a médica apertou minha barriga com o aparelho e doeu um pouco.. mas compensou pela tranquilidade que senti! Depois fomos conhecer uma outra maternidade. Os móveis são novinhos, mas achei o quarto muito pequeno, deu agonia. Fico com a 1ª.
À tarde foi minha consulta com o obstetra. Fez o exame de toque e viu que está tudo bem, o colo está bem fechado.. falou que a partir do dia 16 ela pode chegar. Perguntou se eu queria esperar as 40 semanas ou marcar.. eu escolhi o dia 19 e ele falou que é uma ótima data. Já estou de licença e vou descansar até o parto!!
Me deu um friiiiiio na barriga imaginar como está perto!!
Vamos ver o que acontece comigo essa semana:
O diâmetro do útero quadruplicou. Você talvez esteja com corrimento vaginal intenso. As contrações de Braxton Hicks se tornaram mais freqüentes e seu apetite está menos voraz do que semanas atrás (realmente essas contrações aparecem o tempo todo, endurecendo a barriga. O apetite não é o mesmo há muuuito tempo).Se o inchaço nas pernas estiver te incomodando, recorra a sessões de drenagem linfática, evite alimentos com muito sal e beba muito líquido (já estou fazendo drenagem, tem sido ótimo!)
O que está acontecendo com o bebê:
Pesando cerca de 3 quilos, o bebê agora está gordinho, bochechudo. Mede cerca de 47 cm e, se nascer a partir de agora, não será considerado prematuro. Realiza movimentos respiratórios, treinando para a vida extra-uterina.
Os últimos preparativos continuam a toda dentro do útero. Seu filho, nesta semana, está se livrando de algumas coisas de que não vai precisar na viagem da 40a semana. O lanugo - aqueles pêlos bem finos que cobriam seu corpo - está prestes a se tornar uma lembrança do passado. A pele também deu adeus à vernix caseosa, uma cera escorregadia que a protegia. Tudo isso foi parar no líquido amniótico, que o pequeno inspira, expira e engole sem parar. Daqui a quatro semanas, ele também não precisará mais dessa substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário