Contagem regressiva

Guia Infantil

terça-feira, 29 de setembro de 2009

14 semanas

Oi pessoas!
Estou oficialmente no 2º trimestre. Já percorremos um terço do caminho. Bem mais tranquila agora, pois o bebê corre menos riscos. Também estou sentindo menos os sintomas iniciais (enjôo, indisposição e muuuuito sono).
Amanhã tenho consulta e ecografia. Tô dooooida pra chegar logo e quem sabe descobrir o sexo.
Amanhã volto aqui pra contar tudo.
Quer saber o que acontece com o bebê nesta semana? Leia:
O feto começa a fazer movimentos de respiração, de sucção e de deglutição. Os rins estão começando a funcionar e ele está prestes a fazer seus primeiros xixis no líquido amniótico. Ele está completamente formado, mas a cabeça continua sendo muito grande. Braços e pernas estão adquirindo tamanho proporcional ao corpo.
Cordão de vida O cordão umbilical é a corrente de vida do bebê. Com duas artérias e uma veia, ele vai do umbigo do feto até a superfície interna ou fetal da placenta e faz circular o sangue fetal. Com pouco oxigênio e muitos dejetos, o sangue do bebê circula pelas artérias até a placenta, onde é purificado e recebe oxigênio e alimento. Limpo e bem oxigenado, rico em nutrientes, volta ao feto pela veia umbilical. O cordão é úmido, esbranquiçado, semitransparente, com aspecto de geléia. Na hora do parto, tem em média 55 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário