Contagem regressiva

Guia Infantil

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dia Feliz

Hoje é meu aniversário, vai ter bolo, guaraná, muito doce pra miiim! rsrsrsrs
Estou muito feliz, pois o maior presente que já recebi está bem pertinho de chegar.
Ah, não contei pra vocês da ecografia. Ela já está com 2.409kg e 45 cm.. tá grandona essa mocinha! O médico disse que está um pouco abaixo do normal, mas eu não acho, ela ainda vai ter um mês pra engordar na barriga da mamãe dela..
Então é isso!!
Beijos aniversariantes..

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

35 semanas!

Oi, gente.. que cansaço!
Nossa, com esse calor meus pés estão muito inchados.. está cada dia mais difícil vir trabalhar e ficar o dia inteiro sentada.. coragem, falta pouco!!!
Hoje vou fazer uma ecografia com dopplerfluxometria. Esse palavrão significa a análise do fluxo sanguíneo no cordão umbilical.
Estou ansiosa pra ver como está meu amorzinho. Depois venho contar.
Bom, vamos ver o que está acontecendo com ela:
O espaço no útero está bastante reduzido para o bebê. Ele já não tem a amplitude de movimentos que possuía e qualquer movimento que faça se depara com as paredes do útero. Porém, o empurra-empurra contra essa superfície fortalece a musculatura dele.
Motivos para isso não faltam. O pequeno não pára de ganhar peso. Ele acaba de chegar aos 2,5 kg e, por isso, suas pernas e seus braços ficaram mais gordinhos nesta semana. Seu filho também deu uma espichada e, da cabeça aos pés, agora mede 45 centímetros. Como sempre, ele continua chutando, mas tem dado um tempo nos pontapés e em outras estrepolias. Afinal, o útero já não permite movimentos muito expansivos... Depois que ele nascer, aí, sim, vai voltar a dar muitos chutes e cambalhotas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

34 semanas

Nada melhor do que um feriado de carnaval para colocar o sono em dia.. ai como foi bom!
Aproveitei também para lavar as roupinhas, minha mãe me ajudou.. nossa, ela já tem muuuuita roupa! rs
Continuo com azia e refluxo.. acho que por isso não estou engordando, não consigo comer muito.. também só consigo dormir em uma posição, o que é bem chato..
Ontem completamos 34 semanas.. vamos ver o que acontece?
O que está acontecendo com o bebê:
Ainda faltam seis semanas para o seu filho ver o mundo. E hoje ele já tem todas as condições necessárias para se adaptar à vida fora do útero. Sua camada de gordura está aumentando, de modo a facilitar a regulagem da temperatura do corpo depois do nascimento. O bebê nascido nessa fase ainda é tido como prematuro, mas se nascer nessa fase, tem 99% de chance de sobreviver. Seus órgãos estão completamente formados, seus sentidos se aperfeiçoaram e o cérebro comanda uma gigantesca tropa de células que trabalha para que tudo funcione a contento. Ele também começou a desenvolver seu próprio sistema imunológico, que vai protegê-lo contra infecções leves. Na 40a semana, quando nascer, suas defesas ganharão um grande reforço extra após os primeiros goles de leite materno.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

33 semanas

Gentem, faltam só 49 dias!!
Às vezes me surpreendo, falta muito pouco.. me surpreendo também quando olho no espelho e vejo como minha barriga tá grande! Adoro ficar olhando, era uma coisa que sempre me deixava curiosa: como vou ser quando estiver grávida? rsrs
Tenho sentido taaaanto sono.. o mesmo sono do comecinho da gravidez.. final de semana tenho aproveitado pra dormir, pois sei que no começo isso vai ser bem raro! rs
Tô fazendo drenagem e durante a massagem eu dou umas cochiladas muito gostosas... ai que delícia é dormir!
Bom, chega de papo e vamos ver o que acontece com dona Laurinha:
Meses atrás, ele estava todo enrugadinho, mas agora o seu futuro bebê cresceu, engordou e está fofo, fofo. Sua pele ficou bem mais macia. O lanugo, a fina camada de pêlos que recobria seu corpo, também começou a cair. Os ossos estão ganhando mais resistência e, nesta semana, o peso do pequeno alcançou os 2 quilos. Seu comprimento total, da cabeça aos pés, é de 43 centímetros. Por fim, ele é um verdadeiro dorminhoco, porém não se engane: quando abre os olhinhos, ele presta atenção em tudo o que ocorre do lado de fora da barriga.
O cérebro do bebê continua crescendo muito, aumentando, por conseqüência, o tamanho da cabeça. Seu crânio é bastante flexível, de modo a facilitar a saída no momento do nascimento. A esta altura, os olhos têm uma pigmentação (em geral, provisória), que costuma ser azul.

Uhuuuu, já imaginou Laurinha de cabelos lisos, loiros e olhos azuis?? Não vai ter pra ninguém!!! :-)

A maternidade

No domingo fomos conhecer uma maternidade. Foi muito legal, tinha outro casal também pra fazer a visita, ficou parecendo excursão..rs O recepcionista nos mostrou por onde iremos passar desde a chegada ao hospital.. já foi me dando um frio na barriga!
Achei os quartos muito bons, amplos, uns com ante-sala e varanda de frente pro jardim, muito gostosos. Os que o plano de saúde cobre são mais simples, mas nem quero ficar muito tempo lá mesmo!! A ala da maternidade é uma graça com os quadrinhos na porta.. tô doida pra ver o quadrinho da Laura lá penduradinho...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Consulta

Ontem fui à consulta com o obstetra.
Cheguei lá antes de 1 da tarde e saí quase 5. Nossa, é muito cansativo, ainda bem que só faltam 4 consultas (a partir do próximo mês serão semanais).
Ainda bem que fui a primeira a ser atendida. Mostrei a ecografia pra ele, que disse que está tudo bem com a dona Laurita..rs.. Falei sobre todas as dúvidas que eu levei anotadas (sempre esquecia de perguntar as coisas). Ele falou que são normais as dorzinhas que senti esse mês, falou que toda mulher grávida vira Maria das Dores..rs
Sobre o parto ele disse que só mês que vem vamos saber qual será o melhor pra mim e pro bebê. Pesei e pra minha surpresa não engordei nadinha do mês passado pra cá. Ou seja: até agora engordei 8 quilos. Média de 1kg por mês. Tá ótimo!!
Minha pressão estava normalíssima e a altura uterina de 30cm também.
Saí de lá mais tranquila..
Neste final de semana vou conhecer a 1ª maternidade.. vou visitar umas três pra poder escolher.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

32 semanas

Falta tão pouco e ao mesmo tempo falta tanto...
Apenas 8 semanas ou 56 dias. Pra uma mamãe ansiosa, uma eternidade.
Mas estou tocendo pra que passe bem rápido!
Tudo está praticamente pronto.. domingo vou conhecer a maternidade e pegar a lista das coisas que tenho que levar. Já quero deixar tudo pronto pra qualquer imprevisto..
Estou me sentindo bem, a azia melhorou.. só sentindo algumas fisgadas no pé da barriga, ô coisinha chata!
Hoje o fotógrafo me entregou o cd com as fotos editadas.. lindo demais! Não vejo a hora de ver o álbum impresso, já com as fotinhas da minha princesa.
É isso.. vamos ver o que acontece no fantástico mundo do útero?

O bebê está com cerca de 38 cm de comprimento e pesando quase dois quilos. Está em fase de acentuado crescimento e ganho de peso. Espera-se que, a cada semana, daqui até o parto, ele ganhe de 200g a 250g, crescendo de 1 a 2 cm. Em partos ocorridos nessa fase, o bebê tem 85% de chance de sobreviver.
Embora os pulmões estejam entre os últimos órgãos do bebê a amadurecer, seu filho já inspira o líquido amniótico, treinando para respirar e exercitando os pulmões. É possível enxergar o movimento da respiração num exame de ultra-som.
Cabelo grosso ao nascer não quer dizer necessariamente que a criança vá ter cabelo grosso mais tarde, mas bebês que nascem com o cabelo bem fininho tendem a ter cabelo fino quando adultos.
Lá dentro do útero, ele parece tão distante do mundo... Mas seu bebê está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Ele percebe os ruídos – embora o som seja abafado pelo líquido amniótico – e, acredite, pode acompanhar com os olhos uma fonte de luz que esteja se movimentando próximo à barriga. Aliás, ele consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça. Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para brincar.
É provável que você esteja engordando até meio quilo por semana. Isso acontece porque nas últimas sete semanas de gravidez o bebê ganha metade do peso total que terá ao nascer. É bom garantir, portanto, que você esteja comendo bem nesta reta final.